Histórias

Sol menino ou Menino sol…

O menino sol
Há muito, há milhões de anos passados não existia nada no planeta terra… Nada de nada! Nem mesmo pessoas ou animais. ( pausa). Mas o alto do céu já era habitado: o Sol, a Lua, as estrelas… Estavam todos JUNTOS. O Sol era um menino! Imagine sol ainda pequeno. Passava o tempo a passear de um lado pro outro. Passava os raios novos e ofuscantes, sendo o mais mais luminoso do alto. Porém na dança do universo. Aborrecidos estava a Lua e as estrelas… Os raios do sol e seu calor, toda sua luminosidade não os deixava descansar.
— Pára de brilhar um pouco!— diziam as nuvens.
— Apaguem-no! Não consigo fechar os olhos e descansa! — suspirava a dona Lua de cá.
— Ah, estes jovens! Acham que podem fazer tudo! — protestavam as estrelas mais antigas.
— Por que não para quieto menino sol?! — suspirava a Terra inteira.
— É sempre de dia! O tempo todo dia… hum… Queremos fechar os olhos e sonhar! — diziam as pequenas estrelas, sonhar, como todas as crianças, precisamos dormir.
Todos os habitantes do Céu, cansados, alguns mal humorados e tristonhos, alguns faziam birra, nem sabiam o que lhe acontecia. Então começaram a pensar no que fazer com o menino Sol. Algumas ideias de ventos, outras de chuva, outras escuras… Mas um momento todos aplaudiram a pequena estrela que disse: – Temos de encontrar uma solução. Então contou à Lua e às estrelas mais antigas e falaram com a senhora Trovoada que era autoridade no céu.
A Trovoada delicadamente conversou com o menino Sol.
— Sol, seus raios são importantes mesmo. Você é  o mais  iluminado  que há. Sua claridade é indispensável. Então tivemos uma ideia. Você vai brilhar entre nós algumas horas e, depois, vira pro lado de lado de lá. Uma hora ilumina o oriente outras horas ilumina o ocidente. Vais brilhar para o mundo inteiro.
Enquanto lá estiveres, eles divertem-se e nós dormimos. Aqui a noite vai se fazer presente. E enquanto estiveres entre nós, são eles a descansar.
O menino Sol saltou de alegria diante da ideia de ter duas casas e, sobretudo, amigos em todo o lado. Passou então a ter noite na terra, Não se sabe se foi sonho ou encantamento mas Foi nessa altura da história, que os homens apareceram, dizendo que, com um pouco de Sol durante o dia e um pouco de escuro à noite, a vida seria uma alegria.
Viva o sol! Viva a terra! Viva a lua! Viva a estrela guia! Viva você e sua alegria!

PÉ E CHAPEU

Um comentário em “Sol menino ou Menino sol…

Deixe um comentário